Educação Infantil
O Colégio Piramis vem se aprimorando a cada ano, desenvolvendo a prontidão da criança e possibilitando a descoberta do prazer em aprender. Desde 2015, oferece aos alunos da Educação Infantil o Sistema de Ensino Objetivo, a fim de propiciar melhor desempenho acadêmico ao ingressar no Ensino Fundamental I.
Aqui no Piramis, o processo de inserção da criança no mundo da escrita ocorre, simultaneamente, pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema – o letramento. As crianças são envolvidas em contextos de práticas sociais de leitura e escrita desde o Infantil I, onde elas têm contato com os diferentes gêneros textuais. A equipe diretiva acredita que essa prática favorece o desenvolvimento das competências das linguagens, e, consequentemente, o sucesso escolar do educando.
O curso é organizado pela equipe pedagógica com muito planejamento e dedicação, respeitando as diversas fases das crianças. Sendo assim, o currículo da Educação Infantil considera o grau de desenvolvimento de cada educando, disponibilizando ferramentas que abordam diferentes áreas do conhecimento, dentro da diversidade social e cultural dos alunos, compreendendo as habilidades:
- da educação artística;
- do pensamento operacional concreto e das comunicações;
- do meio físico social;
- da saúde.
São promovidas práticas de educação e cuidados que possibilitam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
Por meio das atividades programadas, ocorre a interação entre as diversas áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo assim para a constituição de conteúdos acadêmicos e valores morais, tanto durante a exploração das disciplinas do núcleo comum quanto a das disciplinas diversificadas: música, informática e inglês.
Os alunos têm acesso às atividades extraclasse, saídas pedagógicas e atividades esportivas opcionais.