Alguns dias atrás, em consulta com meu neto, o médico me perguntou o porquê de tantas crianças com autismo, esse questionamento me fez refletir e compreender sobre a evolução do diagnóstico e a percepção do autismo ao longo do tempo. De fato, a maneira como entendemos e rotulamos o comportamento das crianças mudou significativamente. No passado, muitos sintomas de autismo eram mal compreendidos e frequentemente atribuídos a outros fatores, como falta de disciplina ou problemas familiares, em vez de serem reconhecidos como manifestações de um transtorno neurológico.
Com o avanço da ciência e da tecnologia, estamos agora mais capacitados para diagnosticar o autismo com precisão e oferecer intervenções apropriadas. Esse progresso ajuda não apenas a identificar as necessidades específicas de cada criança, mas também a promover um ambiente mais acolhedor e inclusivo que pode facilitar seu desenvolvimento e integração social.
É de suma importância um diagnóstico adequado e o cuidado com o ambiente em que a criança cresce é fundamental. O suporte e a compreensão adequados são essenciais para que as crianças com autismo possam prosperar e se desenvolver plenamente. A conscientização e a educação contínuas são essenciais para promover a aceitação e garantir que todos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.
Oferecer um espaço de acolhimento e suporte é essencial para o desenvolvimento social e acadêmico dos alunos com autismo, e isso demonstra o compromisso do Colégio Piramis com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes
Bora cuidar!
Dolores Dominguez Galiñanes – Psicóloga / MsC em Psicanálise – CRP 2978
Simone da Cunha Costa – Psicóloga – CRP 06 /85827
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