A importância da Avaliação Diagnóstica na educação

A pandemia mudou a forma de ensino nas escolas por longos meses. Estudantes tiveram que se adaptar ao novo formato de aulas remotas, fazer atividades em grupo de modo virtual, provas online, dentre outras ações que precisaram passar por esse processo de mudança.

Com isso, alguns alunos se adaptaram com mais facilidade e outros encontraram algumas dificuldades ante essa realidade. Mesmo com o apoio de professores e da equipe pedagógica durante todo o processo de aprendizagem no ensino a distância, entende-se a necessidade de avaliar individualmente os estudantes para garantir a qualidade de ensino e o bom desempenho de cada um.

Sendo assim, o Colégio Piramis utiliza uma importante ferramenta de análise individual denominada  Avaliação Diagnóstica, que tem como função colher dados acerca do nível de conhecimento de cada aluno, entendendo, assim, seu grau de domínio e as defasagens de aprendizagem que possam ter surgido no decorrer desse período pandêmico de aulas remotas. Feita essa análise, o próximo passo é estabelecer um plano de ação como instrumento de base individual capaz de mapear os pontos fortes e fracos do aluno.

“Auxiliar o aluno em toda a sua trajetória educacional sempre foi preocupação do nosso colégio, e com todas essas mudanças que aconteceram em decorrência da pandemia, entendemos que esse auxílio necessitava de atenção redobrada, razão pela qual aplicamos a Avaliação Diagnóstica na retomada das aulas, sendo essa um importante instrumento no retorno das atividades presenciais para assegurar o melhor acompanhamento e mensurar os conceitos já aprendidos por nossos alunos”, comenta a diretora pedagógica, Solange Moreno.

Embora seja essa uma atividade singular, entendendo a individualidade de cada estudante, essa análise torna-se, inclusive, grande aliada nas atividades conjuntas, considerando também um processo mais amplo em relação ao desenvolvimento em grupo, de modo a reestabelecer também a retomada da relação entre as turmas, já que, aos poucos, a considerar as medidas da legislação vigente, as aulas presenciais estão ganhando cada vez mais alunos de volta.

Vale destacar que essa proposta avaliativa não é de reprovação em relação ao rendimento de quem apresentar dificuldade de assimilação de conteúdo e de entendimento das atividades propostas durante a avaliação e sim traçar meios de recuperação dos pontos identificados como críticos, de forma a elaborar estratégias pedagógicas para estimular o desenvolvimento do aluno e garantir a ele um bom desempenho educacional, evitando, inclusive, dificuldades em relação aos estudos futuros.

Ao assumir a responsabilidade de implantar ferramentas que contribuem na formação do estudante, o Colégio Piramis reforça a parceria estabelecida com os pais, em seu comprometimento na formação integral dos alunos.