As aulas online no Colégio Piramis

A mudança foi repentina. Desde 6 de abril, as aulas presenciais passaram a ser em ambientes virtuais, em virtude da suspensão das aulas pelo Governo do Estado de São Paulo, como medida de contenção da pandemia do Coronavírus. Desde então, o corpo docente foi intensamente mobilizado, passaram por treinamentos e capacitações, além de horas de conversas virtuais, para transpor o conhecimento que antes era transmitido presencialmente para a forma virtual.

Eu nunca imaginei que, após tantos anos de trabalho em sala de aula, chegaria a ministrar aulas online para meus alunos”.   Disse uma de nossas professoras, após perceber que deveria substituir os pincéis e a lousa por telas digitais e, assim, levar o conhecimento aos seus alunos que estão em quarentena, afinal adquiriu novas ferramentas didáticas para seu trabalho.

Nas primeiras aulas online, os pais tiveram que deixar de lado seus afazeres para dar apoio constante aos filhos, seja para “logar” na videoconferência, ou para entrar no portal do colégio a fim de buscar as tarefas enviadas à distância. As dificuldades não demoraram a surgir. O notebook que os pais utilizavam para o home office estava tomado com os afazeres escolares. A mesa de jantar virou local de estudos e a cozinha, sala de aula improvisada. Aos poucos, tudo foi sendo organizado. Pais que ainda não estavam adaptados à nova realidade e contatavam o colégio para explanar as mais diversas opiniões, passaram de exigentes a parceiros de seus filhos e do colégio, compreendendo que o momento era de apoiar o seu filho e ajudar em um processo que estava sendo construído dia após dia, aula após aula. E muitos pais perceberam a familiaridade e a rapidez com seus filhos manuseiam as ferramentas tecnológicas. Pudera, são eles os donos da geração Z.

Na aula de Educação Física, os pais não mediram esforços e arrastaram os móveis para dar espaço necessário aos exercícios, bem como, algumas famílias participaram da aula. Perceberam que estar junto com seu filho ao preparar a receita ditada pela professora era momento inesquecível e imprescindível na vida de ambos. No entanto, com o ensino à distância, tudo é bastante individual, embora estejamos todos juntos virtualmente. Acreditamos que este momento de nossas vidas será uma experiência positiva e que somente assimilaremos mais à frente.

Estamos num longo período sem o nosso encontro diário. Nas dependências do Colégio Piramis, o isolamento nos incomoda bastante. A saudade do contato com os colegas de classe, sem contar o afago da professora querida. Várias dúvidas pairam sobre o ensino e aprendizado num ambiente virtual, na contemporaneidade ela é perfeitamente aceitável e funcional. Asseguramos que o colégio retomará os conteúdos considerados pré-requisitos no retorno às aulas presenciais, porém, sem data definida. Enquanto isso, vamos seguindo e o ingrediente principal deste caminhar é a compreensão de todos: da família e dos professores e da gestão escolar. Por fim, enaltecemos o apoio das famílias, que se dedicam incansavelmente para auxiliar seus filhos, netos e sobrinhos no acompanhamento das aulas e tarefas escolares. A esses, o nosso muito obrigado! E aos professores que, com saudades, planejam suas aulas com o máximo carinho, o nosso profundo agradecimento.