Mobilidade urbana é a forma e os meios utilizados pela população para se deslocar dentro do espaço urbano. Para avaliar a mobilidade urbana é preciso levar em conta fatores como: a organização do território; fluxo de transporte de pessoas e mercadorias; os meios de transportes utilizados.
Ao refletir sobre o deslocamento de um indivíduo de um ponto a outro, no mesmo bairro ou cidade, percebe-se que isso pode ser feito de diversas maneiras. O indivíduo poderá se deslocar utilizando automóveis, ônibus, ou mesmo nenhum deles, ou seja, a pé. Porém, nem sempre esse deslocamento é realizado sem o encontro com alguns obstáculos e passível de ser interrompido.
Com a qualidade das vias de tráfego que são cheias de irregularidades, o trânsito fica lento e pode causar acidentes, muitos deles graves. Da mesma forma, vias esburacadas atrapalham o tráfego de transporte público, atrasando, assim, a viagem cotidiana até o trabalho ou compromissos pessoais. O pedestre também sofre com calçadas irregulares, quebradas, correndo riscos de acidentes.
A mobilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como os cadeirantes, fica completamente prejudicada com uma calçada com piso regular e rampas entre um nível e outro entre calçadas.
Foi pensando nisso que o Colégio Piramis reformulou o piso da calçada de toda a área do colégio. Com piso mais resistente às intempéries e ao peso dos automóveis e micro-ônibus a calçada tende a estar sempre em ordem para recepcionar os pais, os alunos, os colaboradores, os fornecedores e visitantes.
Segundo um funcionário de comércio vizinho “esta é a calçada mais bonita do quarteirão inteiro!” Além de bonita e aprovada, a nova calçada do Colégio Piramis contribui com a mobilidade urbana. Os usuários do transporte público, agora, podem aguardar o ônibus em um ponto com uma calçada limpa, organizada e sem riscos de tropeçar e se acidentar. Se houver usuário que seja cego, este encontrará à disposição o piso tátil, que contempla o solicitado nas leis municipais, estaduais e federais.
Os cadeirantes poderão deslocar-se entre os dois níveis de calçadas existentes, sem risco de acidentes e com rampas. Além do mais, a sinalização do estacionamento facilitará as manobras dos carros a serem estacionados.
Com a calçada em perfeito estado, os pais ou responsáveis poderão realizar embarques e desembarques em menos tempo e com mais segurança.
Esse respeito oferecido à nossa comunidade escolar é o nosso desejo para tantas outras comunidades e para a cidade toda. Afinal, acreditamos em nosso lema – Colégio Piramis: Aqui tem qualidade, de verdade, desde 1982.
Visite nossas redes sociais: facebook.com/colegiopiramis e instagram.com/colegiopiramis
Deixe um comentário